quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Crescer é perigoso? - parte 2


Creser é perigoso? - parte 2

Nós os pais, somos responsáveis pela formação da personalidade de nossos filhos.
Está aí a grande oportunidade de modelarmos um bom adulto. Sabemos que estamos carregando dentro de nós a criança que fomos.
Alguém que teve uma infância solitária, sem carinho e conversas com os pais, provavelmente será um adulto frustrado e fechado,
com dificuldade de se expressar. Alguém que carregou muitas tristezas e presenciou brigas ou violência, provavelmente será uma pessoa raivosa, impaciente e desconfiada. Isso são coisas que os adultos carregam no subconsciente...os famosos traumas de infância.
Definitivamente, não quero isso pro meu filho.

Toda criança tem o direito de ser respeitada. Nada de brigas e discursões na frente de crianças. Acho que elas devem e podem aproveitar e viver a infância plenamente. Para isso, nós devemos ter cosciência de como somos na nossa criança interior. Os bons e maus momentos que formaram a nossa personalidade que agora é totalmente responsável pela formação de um novo ser. Acho que quanto mais nos esforçarmos para nos conhecer, melhor estaremos preparados para amar esta pessoinha da melhor forma possível.

É injusto enganar uma criança. Muitos afagos, muito carinho, muito elogio, vão fazer dela uma pessoa falsa. É..eu penso assim. Acho que elogios em demasia farão dela uma pessoa sensível demais e frustrada no futuro. É preciso saber dosar as coisas. A criança tem que ter consciência de suas aptidões e defeitos desde cedo. O que todos nós temos.
Quanto a defeitos...nada de jogar na cara dela, ou discutir o mal comportamento dela com outras pessoas na frente dela. Falta de respeito. Assim elas ficarão ansiosas. Além do mais elas nem tem como se defender. Tudo que os pais (principalmente) dizem elas tomam como verdade absoluta e vão absorver tais afirmações como uma sentença, para sempre.

Nada de muitas responsabilidades em cima da criança. Ela é criança. Deixa que ela seja criança! Nada de pedir pra ir na padaria comprar isso ou aquilo. Afinal de contas é uma criança, pode ser sequestrada, assaltada e outras coisas horríveis. Tem pai que adora fazer o filho de empregado. Nossa, essa foi uma neura da minha infância. Minha mãe não podia me ver brincando, que logo pedia pra eu ir comprar batatas na feira ou mandava eu cortar cebola...Cara, acho que criança deve ajudar, mas acho que as coisas não devem ser ditadas nessa dessa forma...acho que elas devem se sentir especiais e tudo pode ser na forma de uma brincadeira...tipo: "Vamos fazer uma comida bem gostosa hoje?" Talvez funcione melhor.
Acho que é preciso colocar fantasia nas coisas. Muita responsablidade faz morrer a capacidade de criar. A criança tem direito de fantasiar, de inventar e isso ajuda no desenvolvimento das habilidades criativas...e todo mundo sabe que criatividade ajuda (e muito) a solucionar problemas no futuro.

Nós, como papai e mamãe devemos ser leais aos nossos filhos. Nada de promessas não cumpridas e sem castigos injustos, por favor.
Papai e mamãe se respeitem. Filhos não respeitam pais que não se respeitam.
Vamos falar bem dos nossos trabalhos. Assim, a criança vai se desenvolver pensando positivo. E com certeza, se você se queixar muito sobre o trabalho, em breve terá uma criança se queixando em relação à escola. E esse comportamento será copiado. As crianças copiam o que agente faz e não o que agente fala.

O que agente tem que fazer mesmo, é ter coragem de aprender com a criança. Se abrir, e ver que também, assim como ela aprende com agente, agente também pode e deve aprender com ela. Não há pais perfeitos. Nem crianças perfeitas. O importante é que agente saiba e aprenda, cada vez mais, a sermos felizes, com derrotas e vitórias. Acho que isso, depois de tudo que eu falei, é o principal.

Nenhum comentário: