Como eu já estou trabalhando, anoto o cardápio do dia no caderninho dele, e também faço algumas observações sobre o que deve ser feito em relação a limpeza e outros cuidados com o bebê.
Eu comecei a anotar o que ele come mesmo antes de começar a trabalhar, assim quando começar, agente tem uma grande noção do que pode e quando devemos oferecer determinado alimento:
Funciona mais ou menos assim:
Café da manhã: Mingau (É sempre mingau, mas alternando entre Mucilon Arroz, Mucilon Milho, Mucilon Frutas, Aveia e Farinha Láctea).
Merenda da Manhã: Fruta ou Vitaminada (varia bastante, pode ser banana amassada, vitaminada de morango, mamão, abacate, ameixa...) - Procuro observar o funcionamento do intestino. Se ele fizer cocô logo cedo, oferecemos banana, maçã...que são frutas que prendem mais, aí não tem problema já que ele fez cocô. Se ele não fez, ofereço mamão, ameixa ou então coloco um pedacinho de beterraba na vitaminada de frutas...o intestino funciona que é uma beleza.
Almoço: Sempre alterno carne e frango. Agora que ele já está com oito meses, já incluí o fígado uma vez por semana. É sempre bom frango com macarrão cabelo-de-anjo e legumes ou e carne com batata doce...ele adora! Sempre coloco, nem que seja um pouquinho, de cenoura ou beterraba - pra ajudar o intestino! O tempero é com cebola, alguma coisa verda (brócolis, cheiro-verde, salsa, espinafre, chuchu...) e sal...bem pouco. E o óleo é de canola. Azeite também é bem vindo e tem um gostinho muito bom. Ele também come arroz, feijão...
Merenda da tarde: Depende do que ele comeu no almoço. Quando come carne, fígado ou feijão, sempre ofereço suco de laranja, pois ajuda a absorver o ferro desses alimentos. Frutas com vitamina C, tem esse potencial...então morango, mamão, laranja...são ótimos.
Janta: Aí que fica legal. Aqui ele come coisas diferentes. Ele pode jantar mingau de aveia, papa de arroz com cenoura, purê de batata, purê de jerimum (abóbora)...só procuro não dar coisas pesadas de mais, como carne, fígado ou feijão.
Detalhe: Amassado com garfo.
Vez ou outra ofereço uma bolacha maisena pra ele comer. Ele adora!!
É isso aí. Aquelas papinhas prontas da Nestlé ele só consome quando sai de casa (fora casa de parentes), quando não dá tempo de levar de casa...
Em breve vou postar umas receitas minhas aqui.
Até agora, o Victor tem comido de tudo. Mas dizem que é aos oito meses que os bebês começam a manifestar prefeências alimentares...vamos ver do que ele gosta e o que não gosta!!!
É bom seguir a pirâmide dos alimentos...se estiver dando esses alimentos na proporção da pirâmide está tudo certo!

Nenhum comentário:
Postar um comentário