quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Papo de Comida - 4 meses

4 meses e a comida

Olha, aqui vai uma dica minha para as mamães de bebês de quatro meses que já estão em processo de desmame, ou que já nem mamam mais.
Gente, o ideal mesmo é que o bebê mame no peito até os seis meses, aí sim que se deve introduzir novos alimentos. Mas como hoje em dia isso é raro, agente começa com quatro meses. Há mães que se sentem culpadas por estarem fazendo isso, mas não pense pelo lado negativo, pense que seu filho(a) vai iniciar uma nova etapa na vida, vai poder experimentar
diferentes sabores e criar bons hábitos alimentares, como o de apreciar verduras, frutas e legumes, por exemplo.

Quando Victor completou 4 meses, de manhã ele mamava no peito ou tomava o leite na mamadeira. Três horas depois eu oferecia o suco de laranja-pêra (vende no Carrefour)que eles aceitam bem. Esse suco tem que ser só da laranja, sem água e tem que ser feito minutos antes de servir.
Geralmente, o bebê tira uma sonequinha pela manhã. Você vai lá, corta as laranjas. Quando ele acordar, você vai preparar o suco. Quem tem espremedor de frutas, bom! Quem não tem, descasca as laranjas, corta em quadrados, retira aquele talinho branco do meio e também as sementes. coloca só um pouquinho de água (1 dedinho) e bate no liquidificador. Coa com aquele coador pequeno, quem não tem ainda, usa uma fralda de pano.

Ofereça 50 ml na primeira vez...depois vá aumentando na medida que o seu bebê for se acostumando. Geralmente os bebês de quase 5 meses já tomam 200 ml de suco ou mais na merenda da manhã. Se você sentir que ele ficou bem, sem alergia, pode oferecer na merenda da tarde também até completar uma semana. Na segunda semana, você já pode oferecer outra fruta em forma de suco ou amassada, como mamão, laranja-lima, banana, maçã raspadinha, pêra, ameixa, morango...e cara, nada de açúcar, nem mel Karo. Se a criança não gostar muito da fruta sozinha, coloque um pouquinho do leite dela ou faça uma vitaminada. Bata a fruta no liquidificador com leite e você vai ver só uma coisa! Detalhe: coloque pouco leite pra ele se acostumar com o sabor da fruta. O leite só vai fazer com que ele aceite com mais facilidade.

É legal oferecer duas frutas diferentes em cada semana. Ofereça a mesma fruta por alguns dias e observe se não tem alergia ou outra reação desagradável. Na outra semana a mesma coisa. Quando ele completar 5 meses e meio, pode variar o cardápio alternando os sabores a cada dia. Quando ele completar seis meses, está na hora de introduzir a papa salgada...mas isso será assunto pra outro post.

Engraçado que aquele cocozinho amarelo que você conhece vai adquirir uma nova consistência e cor.

*Dica da mamãe de primeira viagem: Converse com o bebê quando oferecer o novo alimento. Diga que é muito gostoso, que ele vai crescer saudável e forte. "Humm..que suquinho gostoso!", capriche no tom de voz, ele ainda não entende o que você diz, mas conhece os mínimos detalhes do tom da sua voz.

Link Legal: Istoé Seu Bebê

2 comentários:

nilza adriane disse...

Amei o que vc escreveu. Ampliou meu
horizonte.Tenho um bebe de quatro
meses e vinte e cinco dias. Ja dou
pra ele suco de laranja lima e
agua de coco, nos intervalos das
mamadeiras.Ele adora.

Anônimo disse...

Pois é amiga cada vez mais temos que correr com o trabalho pois meu segundo bebe esta indo para o trabalho comingo, devido a amamentação. Já esta com 4 meses e meio. abraços
Rita Cadima